Primeira Trilha Solidária
No dia 9 de junho (domingo), acenteceu a Primeira Trilha Solidária promovida pelos Lobisomens Elite Team/Lobisomens Rally Team. Foi uma iniciativa do companheiro Luiz Neto, que nos incentivou, buscou parceiros em outros grupos off-road e nos indicou instituições sociais que seriam agraciadas com as doações arrecadadas.
Fizemos a concentração da trilha no Posto Shell - Pontes e Landim na rodovia CE-085, a partir das 8h. Após o comboio formado, seguimos pela Estrada do Cauipe, indo em direção ao litoral, onde entramos a esquerda e seguimos por um passeio pelas dunas do Pecém.
Apesar da proposta de um passeio leve, a trilha nos reservou muita emoção e desafios, com descidas radicais de dunas, passagens molhadas e cruzamentos com rodovias pavimentadas. Lá para o final, na famosa Duna do Casarão, rolou a prova mais intensa. Uma imensa parede de areia com um laguinho no sopé, onde os mais corajosos fazem laterais e outros tentam subir, pegando velocidade à distância.
Ao final das brincadeiras tivemos um almoço com direito a banho de piscina no Restaurante da Pousada O Barão, na Taíba. Após ao almoço agradecemos ao nosso guia puxador, PH do Triton Off Road, pelo excelente serviço prestado, além de todos nossos irmãos dos grupos off-road que aquiesceram ao chamado e foram co-partícipes dessa empreitada. Daí então, retornamos à Fortaleza pelo asfalto, já que ninguém é de ferro!
No dia 15 de junho (sábado), nos reunimos para levar as cestas básicas arrecadadas na trilha para as instituições sociais escolhidas. Nossa companheira Sâmya Magalhães, escreveu:
"Oi, gente! Grata pelo dia de hoje! Um dia de contato com realidades duras, mas trago bem mais que isso, trago o dia com realidades lindas de pessoas que se doam ao próximo, doam seu tempo, sua atenção em prol do outro."
"Lar Batista: Foi demais! Casa que precisa muito de ajuda, comida, leite, fraldas, pomadas, etc. Lá, nos deparamos com o encanto dos pequenos, com a incerteza do futuro deles e com pessoas que "trabalham" lá - boa parte ou toda formada por voluntários - e com outras que foram visitar e estavam ajudando no banho, no entretenimento, na mamadeira. Tem desde bebezinhos de 15 dias à crianças maiores que certamente sonham com uma doação."
"Toca de Assis: Projeto lindo, formado como se fosse por discípulos de Francisco de Assis, que fazem votos de pobreza, castidade, etc. Que pedem pra olharmos os pobres, que defendem que a ajuda pode ser numa doação ou numa simples conversa. Muito tocante a ida lá. Lá também me marcou muito a presença dos idosos retirados da rua, mas me marcou mais fortemente a doação de tempo, de vida de quem lá estava. Senti naquela capela uma energia forte, queria ficar mais ali. Muitas pessoas que se engajam nesses projetos se alimentam da fé e do amor. Como o irmão disse, estar ali direto é difícil, mas existe o amor e Deus guiando."
"Concluo MAIS UMA VEZ o quanto somos pequenos, e o quanto fazemos pouco. Certamente, todos nos envolvemos em algumas ações, vez ou outra ajudamos, muitos de nós já visitou outras casas, mas é incrível o propósito de vida dessas pessoas que se engajam nessas ações que não se concentram no Natal, ou numa ìda duas vezes por ano, mas no COTIDIANO delas. E se o nosso propósito por diversas questões, de repente, não é equiparado ao deles que pelo menos consigamos, por meio dessas instituições, fazer algo."
E com esse espírito, decidimos que essa seria apenas a primeira de outros trilhas solidárias que estão por vir. Tentaremos alcançar novas instituições que prestam esse serviço humaanitário, ajudando no que for preciso, dentro de nossas possibilidades.